quarta-feira, 30 de março de 2011

Assuma sua "opção"

Acompanho diariamente muitos blogs de emagrecimento e uma das coisas que mais vejo são posts falando "jaquei porque não tinha opção". Eu já falei muito isso - quem sabe até fale de novo, sei lá - mas se a gente parar para analisar, percebe que é muito cômodo dizer que é falta de opção.

- Chegou a uma festa e só tinha salgadinho, docinhos, refrigerante. Falta de opção? Não. Você tem a "opção" de não comer. Você tem a "opção" de se preparar comendo o que havia programado antes de sair de casa.

- Onde você estava só tinha refrigerante normal. Falta de opção? Não. Você pode beber água, você pode (se for um local informal, festa de família e tal) ir no bar mais próximo comprar a sua bebida. Você pode até não beber nada.

- Na faculdade ou no trabalho só tem opções "gordas". Falta de opção? Não. Você pode ter um lanche na bolsa, na sua gaveta do trabalho, tentar descobrir um outro local para comer...

- O jantar em casa era pizza. Falta de opção? Não. Você pode sempre fazer outra coisa para você...

Resolvi escrever isso porque aconteceu agora comigo. Vim de carona pro trabalho e estava atrasada. Por isso saí sem tomar café (coisa que eu não gosto e não faço). Chegando aqui, pensei... lanchonetes, restaurantes, sanduíches, pães de queijo, chocolates, salgados (trabalho em uma universidade). Caramba, falta de opção. E agora?

Saí do trabalho e comecei a andar... uns 500 metros adiante, achei uma loja que tinha uma "opção" pra mim. Tomei café e estou aqui postando.

Tá vendo? Eu tinha a opção de procurar outra coisa. Mas sem dúvida ela foi mais trabalhosa, precisei levantar da cadeira, andar, procurar e o mais difícil: precisei manter minha opção de não comer as coisas mais atraentes, gostosas, saborosas, gordurosas.

Então, meninas, vamos pensar nisso. E parar de contar mentira pra gente mesmo. Se decidir encarar os doces, salgadinhos, sorvetes e afins,  faça isso. De coração. Coma o que quiser. Assuma que essa foi a sua "opção". Só não se engane dizendo pra você mesmo que você não queria, mas foi "falta de opção"...

Seja honesta. Com você.

3 comentários:

  1. Olá! Realmente, é pra gente pensar mesmo... mas eu nunca digo que foi "falta" de opção, assumo que escolhi comer errado, pelo menos sou honesta! hahahaha
    Parabéns pelos quilos eliminados, eu já já tô nesse time tbm!

    ResponderExcluir
  2. CARACA!
    Que tapão na cara hein!
    Bom, nem tanto pra mim, pq eu achava que eu era neurotica de ficar andando até achar algo pra mim. aí depois de ler seu post, eu vi que to fazendo a coisa certa por mim.
    Mas que foi um babado esse post foi.
    aff..rs...
    ADOREI!

    ResponderExcluir
  3. Oi voltei aqui (02/04/2011)e eu precisava voltar aqui pra falar sobre este post. Ontem (sexta) e só pensava nele, porque eu lutei tanto pra conseguir um alface e fazer uma salada...e só ficava na minha cabeça "voce tem escolha, tem opção". Não consigo expressar tudo que aconteceu pra eu poder te fazer entender como eu lutei ontem. No final da noite eu consegui: comi a sala, e completei os pontos certinho e não ultrapassei.
    Mas a noite, sonolenta, eu levantei e compulsivamente comi uma paçoca, vc acredita?
    foi de verdade um gesto sem forças...precisa do doce ocmo quem precisa de uma droga...
    hoje levantei triste com isso.
    mas peço licença pra copiar o seu texto pra ler todo dia.

    ResponderExcluir