quinta-feira, 12 de maio de 2011

Bom pra você, nem sempre bom pra mim

Tenho medo de "dietas prontas". Tipo "siga esta folhinha e perca mil quilos". Na boa, não acredito mesmo.  Somos diferentes, temos organismos diferentes e, por isso, precisamos nos alimentar de forma diferente.
Também não creio nesta história de IMC, meu povo, numa boa... e gente que malha? E gente com músculo? É obeso? E gente com a composição óssea mais pesada? Isso existe!

Pra mim o que importa é percentual de gordura (sim, isso que determina a sua saúde!). Você pode pesar pouco e ter percentual de gordura alto e estar todo ferrado (colesterol, triglicerídeos, etc). Ou pode pesar alto e ter percentual de gordura normal, com todas as taxas no lugar. Diante disso, quem é o mórbido????

Por isso, dieta pronta não é comigo. No post anterior, falei que o grande barato era descobrir o que te faz bem e você curte ao mesmo tempo.

Difícil? Muito mesmo.
Mas quem disse que ia ser fácil, não é?

Quer ver um exemplo? Acho que todo mundo conhece a Larissa, do blog "Meu Emagrecimento". Ela tem uma dieta criticada por uns, adorada por outros. Eu, por exemplo, se comer como ela (pouca proteína, poucos legumes, carboidrato em todas as refeições, etc), engordo. Fico mal, inchada, com a pele feia, cabelo feio, sem disposição, etc. Imagino que, como eu, muitas outras.


Mas o que acho muito bacana na história é que ela descobriu o que é bom pra ela e a gente percebe que ela curte aquela alimentação. Por isso, não adianta entrar lá e perguntar "me diz o que você come?" e querer fazer igual! Não vai rolar...  Ou então chegar e dizer: "Falta carne" ou "tem pão demais"...
Também tenho certeza de que muita gente não consegue fazer a minha alimentação sem se sentir fraco, indisposto, irritado, cansado, passa mal até. E já CANSEI de ouvir: "você não come isso, você vai desmaiar, ficar fraca, tem que comer um pãozinho"... bla bla bla.. passa amanhã.

Quem está certa? As duas! Ela descobriu o que é bom pra ela. Eu descobri o que é bom pra mim.

E aí? Já descobriu o que é bom pra você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário